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Governo e gestores do ensino técnico profissional preocupados com a fraca adesão de alunos a este ensino

Data: 22/04/2017
Governo e gestores do ensino técnico profissional preocupados com a fraca adesão de alunos a este ensino

Em Gaza, a fraca adesão dos alunos ao ensino técnico profissional preocupa sobremaneira ao Governo, e gestores de alguns estabelecimentos de ensino técnico profissional na Província.

No presente ano lectivo, o ensino técnico matriculou perto de 1.200 alunos novos ingressos, contra mais de 2.000 inicialmente planificados.

A preocupação foi manifestada no II Fórum de Avaliação do Estágio do Ensino Técnico e Profissional que teve lugar a 20 de Abril, e que juntou na mesma mesa o Governo e gestores deste ensino em Gaza.

Outra preocupação que inquieta ao Governo e gestores do ensino Técnico e Profissional, prende-se com a insuficiência de infra-estruturas e material para aulas práticas.

O Director Provincial da Ciência Tecnologia Ensino Superior e Técnico Profissional em Gaza, Eceu Muianga, disse que para inverter a situação, o sector está a sensibilizar os pais e encarregados de educação para tomar o ensino técnico como solução para os problemas do desemprego no País.

Eceu Muianga apelou aos pais e encaregados de educação para que se tome a peito a importância e ventagem do ensino técnico profissional, levando os educandos a se matricularem nas instituições de ensino técnico profissional, dado que um pais não se desenvolve só com o ensino superior, mas também com tecnicos.

Na ocasião, o Director Provincial da Ciência Tecnologia Ensino Superior e Técnico Profissional em Gaza fez saber que, apesar de não ter se atingido a meta inicialmente planificada para o presente ano lectivo, há uma satisfação por ter se registado um aumento em relação aos anos anteriores, como resultado do trabalho feito na mobilização de pais e encaregados de educação, e na publicitação daquilo que é a importância do ensino técnico profissional.

Em Gaza, frequentam o ensino técnico profissional mais de 4.000 alunos divididos em 16 escolas, entre públicas e privadas.