Informação

Cometimento do Governo no fortalecimento das capacidades dos avicultores dos distritos

Data: 12/04/2017
Cometimento do Governo no fortalecimento das capacidades dos avicultores dos distritos

A Província de Gaza poderá reduzir até finais deste ano, o consumo do frango importado e produzido em outras regiões do País, com a construção de matadouro de abate e corte no Distrito de Mandlakaze.

Avaliada em cerca de 30 milhões de meticais, o mega matadouro de abate e corte de frango, Tongasse Agro Pecuária, terá a capacidade de processamento de perto de 12 mil aves por dia.

O Director adjunto desta unidade Beneficio Mondlane, explica que os primeiros ensaios do processameno vao acontecer em Setembro proximo.

Mondlane, disse que para ter o matadouro a funcionar em pleno todos os dias, seriam necessários 25 aviários com a capacidade mínima de 24 mil pintos cada, o que não é possivel para a Tongasse sozinha, uma vez que haverão alguns dias num mês em que o matadouro estará parado por falta de aves. Por isso, surgiu por parte dos empreendedores o desafio “Um Distrito Um Aviário”, para se potenciar uma cooperativa para todos os distritos da Província de Gaza.

A Governadora de Gaza, Stela Pinto Novo Zeca, que visitou o empreendimento no quadro da sua governação aberta ao Distrito de Mandlakaze, garantiu apoio do Governo no fortalecimento das capacidades técnico-económicas aos avicultores dos distritos, como alicerces do projecto Tongasse.

A governante, disse na ocasião, que o que se pretende fazer realmente é olhar para esta opurtunidade, financiar os avicultores a nivel dos distritos porque já tem a garantia de que terminado o tempo de crescimento do frango, existe um aviário onde será possivel colocar todo o frango, levar o seu valor, e colocar uma outra remessa de pintos, uma vez que a maior parte de avicultores da Província queixa-se porque atingida a maturidade do frango não tem onde colocar todo, gastando desse modo ração para alimentar o frango, o que faz com que o negócio não seja sustentável.

Stela Pinto Novo Zeca frisou que esta possibilidade, será uma mais valia para os avicultores e não só, haverá capacidade para garantir frango para a Província de Gaza e para as províncias vizinhas.