Em Gaza Governo investe mais de 68 mil euros, o equivalente a mais de 5 milhões de meticais, na construção de um sistema de abastecimento de água

Data: 22/11/2019
Em Gaza Governo investe mais de 68 mil euros, o equivalente a mais de 5 milhões de meticais, na construção de um sistema de abastecimento de água

Em Gaza Governo investe mais de 68 mil euros, o equivalente a mais de 5 milhões de meticais, na construção de um sistema de abastecimento de água potável para a população da localidade de Mabanhe, Distrito de Massangena, extremo norte da Província de Gaza.

Trata-se de uma infra-estrutura com capacidade para fornecer água a cerca de 1200 pessoas, constituido por três fontenários, um bebedouro e um depósito elevado, que vai permitir ligações domiciliárias a centenas de famílias.

A Governadora de Gaza que a 18 de Maio corrente, primeiro dia de visita àquele Distrito, procedeu a inauguração do sistema, considerou de um grande ganho para a população beneficiária pois vai aumentar a capaciadade de conservação da água, além de poder distribuir não só para os fontenários, mas também para o abebeiramento do gado.

A construção do novo sistema de abastecimento de água de Mabanhe, em Massangena, foi financiada pela cooperação Belga-Mocambique, no âmbito do programa PRONASAR.

Outros quatro serão instalados ainda este ano, neste Distrito, nas localidades de Chizumbane, Muzamane, Mucambene e Mavui.

No comício popular por si orientado em Mabanhe, Stela Pinto Novo Zeca procedeu ainda a entrega de cheques com valores que variam de 10 mil a 88 mil meticais às comunidades de Mabanhe, Chicamane e Cufamune, valores monetários estes referentes as compensações resultantes dos seus recursos naturais.

Os cheques correspondem a 20% do valor cobrado pelo Governo aos exploradores dos recursos florestais em cada uma destas regiões ao longo de 2016.

Na ocasião, Stela Pinto Novo Zeca pediu aos representantes das comunidades beneficiárias destes valores monetários arrecadados para que façam o melhor uso deste dinheiro, sobretudo na resolução de pequenos problemas que apoquentam as suas populações.

Os representantes das comunidades beneficiárias destes valores, consideram que a entrega destes valores por parte do Governo é uma mais valia, pois vai aliviar certas inquietações das comunidades, uma vez que já vem recebendo estas compensações em anos passados.

No segundo dia de trabalho ao Distrito de Massangena, a chefe do executivo de Gaza escalou o Posto Administrativo de Mavui, onde visitou algumas associaçõe agricolas e camponeses singulares, criadores de gado e beneficiários do Fundo de Desenvolvimeento Distrital, além de orientar um comício popular na localidade de Siqueto.

No término da visita de trabalho ao Distrito de Massangena, a Governadora de Gaza procedeu a inauguração do edifício onde passará a funcionar o Tribunal Judicial de Massangena, instituição judicial de nivel distrital.

A entrada em funcionamento do Tribunal Judicial de Massangena, marca o fim da dependência que a população desta região fica tendo, pois os casos judiciais deste Distrito eram tratados em Chicualacuàla, que dista a mais de 400 Km.

Falando a propósito deste acto histórico para a população de Massangena, Stela Pinto Novo Zeca sublinhou a importância da existência deste tribunal, que surge em resposta ao pedido da comunidade, e deixou alguns apelos à população daquele Distrito no sentido de resolverem as coisas sem necessidade de chegar sempre até ao tribunal.

O Juíz presidente do Tribunal Judicial da Provincial de Gaza, Fernando Bila, que coube a honra de apresentar o Juíz que vai trabalhar em Massangena, falou dos desafios que ele tem pela frente na implementação da justiça junto a população deste Distrito do norte de Gaza, seguindo os princípios da magistratura judicial.

Com a entrada em funcionamento do Tribunal Judicial do Distrito de Massangena, a Província de Gaza passa a contar com esta instituição em todos os distritos, com excepção dos recém criados distritos do Limpopo e Mapai, onde o Governo é chamado uma vez mais, a mobilizar recursos com vista a sua implantação.