No Distrito do Limpopo em Gaza, 73 familias das mais de 200 retiradas das suas zonas de origem devido ao transbordo do rio Limpopo, continuam a partilhar tendas para o abrigo no centro de reassentamento de Novunguene

Data: 22/11/2019
No Distrito do Limpopo em Gaza, 73 familias das mais de 200 retiradas das suas zonas de origem devido ao transbordo do rio Limpopo, continuam a par...

No Distrito do Limpopo em Gaza, 73 familias das mais de 200 retiradas das suas zonas de origem devido ao transbordo do rio Limpopo, continuam a partilhar tendas para o abrigo no centro de reassentamento de Novunguene.

Trata-se de familias retiradas em Fevereiro último das comunidades de Ndlovukaze, Mazengane, Macandene, Chimangue, Languene e Totoe, devido a fúria das águas do rio Limpopo.

As familias que partilham as tendas afirmam que a situação pode provocar a eclosão de doenças, uma vez que neste momento cada abrigo é partilhado por mais de 40 pessoas.

A Administradora do Distrito do Limpopo, disse que o Governo com o apoio de parceiros está a envidar esforços visando minimizar o problema.

Adelaide de Jesus explicou que o atraso na distribuição de tendas para todas as familias, foi originado pelo aparecimento tardio de pessoas que se encontravam acolhidas nas casas dos familiares, as quais apareceram depois de já haverem sido montadas as tendas requisitadas.

Disse ainda que outra preocupação era a necessidade de confirmar se as 204 familias não haviam se beneficiado de terrenos atribuidos em locais seguros no ano 2000, tendo constatado que de facto as mesmas não tinham outra residência senão as localizadas na zona baixa, que era desanconselhável para efeitos habitacionais, sendo aqueles terrenos propícios somente para pratica de agricultura .

A luz destas medidas, o Governo do Distrito do Limpopo está a distribuir talhões a estas familias em lugares seguros, para construção das suas casas definitivas.