Aquacultura

Data: 24/11/2017

CEPAQ- Centro de Pequisa em Aquacultura Localiza se na província de Gaza distrito de Chokwè ocupa 14 hectares de terras, subdividido em infra-estruturas necessárias para o seu funcionamento. Tem uma capacidade de Produção (Primeiro ano 700 -100000 Alevinos / mês) e capacidade máxima de produção 30 milhões de Alevinos/ ano e potecial acima de 2 milhões de ton/ano. O Centro de Pesquisa em Aquacultura (CEPAQ) é um projecto desenvolvido para fornecer alevinos de tilápia de qualidade ao mercado.

A principal função do CEPAQ é agir como um centro de serviços para facilitar o investimento do sector privado no domínio da aquacultura através de: Desenvolvimento de estirpes de crescimento mais rápido de tilápia, Produção de alevinos de alta qualidade para as explorações piscícolas,  Reprodutores para outros viveiros, e Elaboração de protocolos de apoio a produção,

Objectivo para o sector da Aquacultura

Contribuir significativamente para a melhoria das condições de vida das populações, reduzir a pobreza e aumentar a produção de alimentos piscícolas no interior do País. A média longo prazo, servir como um Centro Regional para a Aquacultura no interior dos Países da África Austral. Criar um Centro de Aquacultura, resistente às adversidades climáticas, que represente uma plataforma para o desenvolvimento da indústria da aquacultura da Tilápia em Moçambique numa primeira fase. O Centro irá promover sistemas ecológicos e ambientalmente sustentáveis para o desenvolvimento do sector da piscicultura de água doce e salobra em Moçambique. O Centro irá fornecer uma plataforma para a distribuição de reprodutores de boa qualidade, Alevinos e procedimentos (protocolos) adequados para garantia da rentabilidade da indústria de criação de Tilápia.