Informação

Procuradoria Provincial instaura 25 processos de corrupção que lesaram o Estado em milhões de meticais

Data: 25/10/2017
Procuradoria Provincial instaura 25 processos de corrupção que lesaram o Estado em milhões de meticais

Na Província de Gaza aumentam casos de corrupção envolvendo funcionários públicos e agentes do Estado, que já lesaram o Governo em mais de 10 milhões de meticais, e para reverter o cenário, a Pocuradoria Geral da República em Gaza através do seu Gabinete de Combate a Corrupção, tem apertado o cerco na responsabilização dos seus agentes.

Em conexão com estes casos, a Procuradoria Provincial instaurou 25 processos de corrupção e desvio de fundos, 14 dos quais referentes aos meses de Julho, Agosto e Setembro de 2017. Os restantes transitaram do primeiro semesre do mesmo ano.

Segundo o porta-vóz da Procuradoria Provincial de Gaza, dos processos em investigação destacaram-se os casos de corrupção e desvio de fundos no Município da Macia, Penitenciária Regional de Mabalane, Cadeia Distrital de Chibuto, Direcção Provincial do Trabalho de Gaza, e da extinta Direcção Regional Sul de Ciência e Tecnologia.

Luís Vianec revelou que foram acusados mais de 20 cidadãos, 4 dos quais encontrados em flagrante delito.

De acordo com Luís Vianec, nos últimos 3 meses foram realizadas 59 palestras sobre os males da corrupção, tendo sido abrangidas perto de 3.000 pessoas.