Informação

População de Chicualacuála deve valorizar a educação das crianças com destaque para as raparigas

Data: 20/11/2017
População de Chicualacuála deve valorizar a educação das crianças com destaque para as raparigas

O presidente da Assembleia Provincial de Gaza, João Matusse, trabalhou em Chicualacuála de 14 a 16 de Novembro, onde instou a população deste distrito em comício por si orientado no Posto Administrativo Sede, a valorizar a educação das crianças com destaque para as raparigas, numa altura em que aumenta neste distrito o número de crianças que abandona o ensino devido aos casamentos prematuros e trabalho infantil.

Em Chicualacuála, 161 alunos desistiram de estudar no presente ano lectivo devido aos casamentos prematuros e a emigração à vizinha África do Sul a procura de emprego.

Deste número, 60 são raparigas que foram forçadas pelos pais a casar em troca de gado e melhores condições de vida.

Segundo Alberto Boane, director do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Chicualacuála, o Governo aposta na educação para garantir que o país tenha quadros qualificados que possam levar avante os destinos da nação, daí a necessidade de todos os extractos sociais abraçarem esta nobre causa.

A visita de João Matusse ao Distrito de Chicualacuála esteve inserida no âmbito da monitoria do plano económico e social de 2017.

Em Mapai o Presidente da Assembleia Provincial de Gaza desafia Governo do distrito a ser mais sério na fiscalização de obras de reabilitação das vias de acesso

O Presidente da Assembleia Provincial de Gaza exigiu maior rigor na fiscalização das obras de construção e reabilitação das vias de acesso que ligam as diversas localidades no Distrito de Mapai, de modo a garantir a qualidade dos trabalhos.

João Matusse falou na 6ª feira (17 de Novembro) após visitar algumas obras de melhoramento da vias de acesso com falhas na sua execução.

Segundo Matusse, o Governo tem a missão de fazer o devido acompanhamento das empreitadas de modo a garantir que as obras públicas sejam executadas com a qualidade desejada.

No Distrito de Mapai, o presidente da Assembleia Provincial de Gaza, João Matusse, visitou associações agrárias, sistemas de abastecimento de água, entre outras acções sócio económicas.