Informação

Mais de 30 técnicos e agricultores de Gaza formados para combate a lagarta que pode causar perdas de rendimento em 100%

Data: 19/09/2017
Mais de 30 técnicos e agricultores de Gaza formados para combate a lagarta que pode causar perdas de rendimento em 100%

Mais de 30 técnicos e produtores agrários de 6 distrito de Gaza nomeadamente Chicualacuála, Chigubo, Guijá, Mabalane, Mapai e Massingir, beneficiaram da formação em técnicas de reconhecimento e métodos de combate da lagarta do funil de milho (cientificamente conhecido por Spodoptera frugiperda), nova praga devastadora de milho que eclodiu no País e ameaça a campanha agrícola 2017-2018.

Esta lagarta que ataca todas partes aéreas da planta de milho, mais concretamente as folhas, caule em florescência e espiga, é originária da América do Sul e foi detectada em Moçambique pela primeira vez em Fevereiro de 2017.

Domingo Ugala da faculdade de agronomia da Universidade Eduardo Mondlane, disse que esta formação é parte de uma série de treinamentos que o Ministério da Agricultura está a realizar em todo País em coordenação com a faculdade de agronomia e engenharia florestal face ao problema representado pela lagarta do funil do milho, nova espécie que entrou no pais e que é considerada devastadora do milho.

Foi a pensar em todos estes aspectos que a Save The Children Internacional em Gaza juntou a 15 de Setembro no Distrito de Chókwè, vários parceiros que trabalham no sector agrícola, inclusive jornalistas, para colher várias sensibilidades face a ameaça que representa esta praga.

Por seu turno, Jorge Alexandre, técnico de sanidade vegetal no distrito de Chókwè, afirmou que este encontro é de extrema importância uma vez que a partir dele poderão nascer novas medidas de intervenção contra esta praga.