Informação

Implantados em Gaza orgãos provinciais do IV Recenseamento Geral da Populacao e Habitação

Data: 09/04/2017
Implantados em Gaza orgãos provinciais do IV Recenseamento Geral da Populacao e Habitação

Trata-se do Conselho Cordenador e Gabinete Provincial, estrutras governamentais implantados em Gaza no dia 6 de Abril, que vão coordenar e fazer executar as actividades de levantamento de dados estatísticos da Província no Censo Geral 2017.

Fazem parte do Conselho Coordenador membros do Governo Provincial e Delegado do Instituto Nacional de Estatistica, sob liderança da Governadora Stela Pinto Novo Zeca, enquanto que o Gabinete Provincial que vai executar as actividades do Censo é composto na sua maioria, por técnicos do Instituto Nacional de Estatística.

A Governadora de Gaza, Stela Pinto Novo Zeca, frisou a importância do empenho de todos os intervenientes, desde os orgãos implantados até aos recenseadores, para o sucesso do Censo Geral da População e Habitação a ter lugar em Agosto.

De acordo com a governante, a realização do Censo 2017 vai contribuir para a melhoria dos problemas de escassez e disponibilidade de dados de qualidade, ajudará a entender melhor a qualidade das condições de vida das pessoas, e determinará a integração social, demográfica, económica e de exclusão em todo o País. Fornecerá ainda ao Governo e a todas as organizações, a possibilidade de melhor desenhar os programas para o benefício de regiões mais desfavorecidas, e de grupos vulneráveis.

O Delegado do Instituto Nacional de Estatística em Gaza, Hilário Minzu, disse no acto de implantação destes orgãos, que o Censo Geral da População e Habitação é uma actividade que exige uma preparação minuciosa com vista ao seu sucesso.

Segundo Hilário Minzu, no âmbito da preparação do Censo Geral da População e Habitação a Província já realizou diversas actividades em cumprimento do plano geral do censo, com destaque para cartografia censitária, apurando 3.515 áreas de enumeração e 1.251 áreas de contorle, significando desse modo que a Província necessita de 4.766 recenseadores e controladores para a operação de recolha de dados junto dos agregados familiares.

As projecções do censo geral deste ano indicam que a Província de Gaza poderá recensear mais de 1.400.000 pessoas.