Informação

Aeroporto de Gaza poderá melhorar desenvolvimento do turísmo costeiro e cinergético

Data: 22/04/2017
Aeroporto de Gaza poderá melhorar desenvolvimento do turísmo costeiro e cinergético

Alberto Matusse, Director Provincial dos Transportes e Comunicações, fez saber que em termos geoestratégicos da Provincia o terreno está localizada numa zona previlegiada, em virtude da proximidade  em relação ao oceano índico e a Chibuto.

Alberto Matusse explicou que o este projecto dista 14 Km da praia de Chongoene em linha recta, e 50 KM de Chidenguele, também em linha recta, correspondendo a 67 KM por estrada. Disse ainda que a zona é completamente plana, o que significa que do ponto de vista de inundações não corre risco, por estar a cerca de 100 metros de altitude em relação ao nivel do mar.

O terreno para o aeroporto tem dimensões de 10 Km por 4, o que perfaz 4000 hectares onde será desenvolvido todo o projecto do aeroporto da Província de Gaza, que terá uma pista de 1600 metros construida de forma faseada, com uma infra-estrutura de bombeiros para o combate a incêndios, e estará localizada numa zona previlegiada, dada a proximidade com o oceano índico a partir da praia de Chongoene, e com o Distrito de Chibuto onde está localizado o projecto de Areas Pesadas, que serão escoadas por via marítima.

O Director Provincial dos Transportes e Comunicações, considerou que a infra-estrutura poderá melhorar o desenvolvimento do turísmo costeiro e cinergético, este último no Distrito de Massingir, acrescsentando que o projecto não implica custos de reassentamento, dado que não há um grande efectivo de famílias no interior do terreno, senão apenas 40 famílias, e terá como hospital de referência o Hospital Provincial de Xai-Xai.

O projecto, que custa cerca de 50 milhões de dólares ainda por serem financiados, já tem o respectivo empreiteiro identificado e a topografia concluida.