A visita que teve seu início a 07 de Dezembro de 2017 e tem duração de 6 dias, tem como objetivo fazer o acompanhamento das atividades que estão a ser realizadas pelo Governo e associações da sociedade civil no âmbito da prevenção e combate ao HIV SIDA, tendo em conta que a província tem maior índice desta doença.

Noticias da Província
A Diretora Provincial da Industria e Comércio em Gaza, Lúcia Matimele, revelou ser satisfatório o stock de produtos alimentares para a quadra festiva de 2017.
Melhoria da transitabilidade das vias de acesso que ligam a cidade baixa com alguns bairros periféricos, expansão da corrente elétrica, a construção e apetrechamento de salas de aula bem como o melhoramento do saneamento do meio, são algumas das apostas do Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai para o ano 2018.
Com este inquérito que está em curso até meados de Janeiro de 2018, as autoridades de agricultura pretendem avaliar a contribuição do sector na geração de renda para as comunidades.
Segundo o Secretário Permanente Distrital de Chigubo, Jaime Mugabe, está em curso a abertura de novas fontes de abastecimento do precioso liquido nas comunidades de SwiSwi, Canhicane, Zinhane, Chibimbe e na sede daquele distrito, que são comunidades que se encontram numa situação crítica em termos de abastecimento de água.
Em Gaza o inquérito de prevalência da tuberculose pulmonar abrange os distritos de Xai-Xai, Chongoene Chókwè, Chibuto e Mandlakaze, podendo durar mais de 30 dias.
A medida consiste na sensibilização das comunidades para observância da higiene individual e coletiva, e alocação de medicamentos a todas as unidades sanitárias para fazer cobro a eventuais surtos de diarreias ou cólera.
As obras em fase conclusiva e que deverão ser entregues em Dezembro de 2017, vão garantir o funcionamento da bomba com capacidade de bombagem de 1.5 m3 /hora para elevar a água para os depósitos.
Na IV Conferência Internacional Sobre a Comunicação que juntou por dois dias jornalistas de vários órgãos de comunicação social na praia de Bilene, o director do Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação (SEKELEKANI), Tomás Vieira Mário, desafiou os partidos políticos e candidatos as eleições autárquicas e gerais de 2018 e 2019 a revisitarem a Lei de Imprensa em vigor no país, por forma a evitar possíveis conflitos de interesses durante e depois do processo eleitoral.
Este pronunciamento surgiu por ocasião das comemorações dos 40 anos da criação do Instituto Nacional de Comunicação Social assinalados a 25 de Setembro de 2017 e comemorados sábado (02 de Dezembro) em Gaza.