Informação

Celebrações do dia nacional da legalidade

Data: 13/11/2017

Governadora encoraja aos magistrados da província a continuarem implacáveis no combate aos actos de corrupção

Stella Pinto Novo Zeca sublinhou que a corrupção penaliza em larga medida ao cidadão comum e mina o desenvolvimento sócio económico da Província.

A governante fez estas considerações dia 03 de Novembro na cidade de Xai-Xai, depois de ter recebido em audiência os membros da Comissão Provincial de Reforço a Legalidade.

Stella Pinto Novo Zeca reiterou o comprometimento do seu executivo em combater a corrupção sem tréguas, e encorajou a todos os cidadãos a denunciarem as autoridades todas as manifestações corruptas de modo a responsabilizar os seus actores.

Por seu turno, o Juíz Presidente do Tribunal Judicial Provincial de Gaza, Fernado Bila, indicou que o sector da justiça vai continuar a investigar e a penalizar de forma exemplar todos aqueles que pautam por actos de corrupção.

Quase todos distritos da provínciaregistam superlotação das unidades prisionais

O Estabelecimento Penitenciário Provincial de Gaza alberga neste momento mais de 400 reclusos, contra 50 da sua capacidade instalada.

Esta superlotação deve-se ao elevado número de entrada de reclusos.

A directora do Estabelecimento Penitenciário Provincial de Gaza, Jacinta Ntambalica, falando da superlotacao desta unidade prisional, uma situação que se regista em quase todos os distritos, disse que a situação é preocumpante visto que a maior parte dos encarcerados é constituido por jovens, acusados de praticarem vários crimes.

Jacinta Ntambalica fez saber que a província conta no momento com mais de 700 reclusos nas unidades prisionais.