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Documento Final do Encontro com os Gestores de Conteudos do Portal do Governo e Coordenadores dos CMCs

Data: 15/08/2017
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REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

GOVERNO DA PROVÍNCIA DE GAZA

Direcção Provincial de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

Dr. Eceu

ENCONTRO COM OS GESTORES DE CONTEÚDOS DO PORTAL 

DO GOVERNO E COORDENADORES DOS CENTROS 

MULTIMÍDIAS COMUNITÁRIOS

Banner Foto Gestores de conteudos

Xai-Xai, Agosto de 2017

SÍNTESE

A DPCTESTPG[1], realizou nos dias 03 e 04 de Agosto de 2017, na Cidade de Xai-Xai, um encontro com os Gestores de Conteúdos do Portal do Governo e Coordenadores dos CMCs[2].

O referido evento que contou com cerca de 70 participantes, tinha como objectivo, de um lado, capacitar os pontos focais das Direcções Provinciais e dos SDEJT[3] em matéria de gestão de conteúdos para alimentar o portal do Governo de informações uteis e com impacto social. Do outro lado, o encontro visava partilhar as boas práticas entre os coordenadores dos CMCs para a sua revitalização, boa gestão e funcionamento. 

O mesmo foi dirigido pelo Inspector Provincial da DPCTESTPG, Sr. Jeremias Mboa, em representação do Excelentíssimo Sr. Director Provincial da CTESTPG, Eceu da Novidade Muianga, tendo obedecido os seguintes pontos de agenda:

  1. Contextualização sobre os portais do Governo em Moçambique: criados e futuros em Gaza;
  2. Impacto da rede GovNet na Administração Pública/prestação de serviços ao cidadão;
  3. Largura da banda na rede GovNet. Desafios e perspectivas;
  4. Uso eficiente de conteúdos electrónicos. Incremento do acesso e consumo integrado dos conteúdos do portal do Governo;
  5. Proposta da criação do Conselho Técnico de Gestão de Conteúdos do Portal de Gaza 
  6. Comunicação Virtual e Imagem: Sua Importância Estratégica na Governação
  7. Programa Nacional de Centros Multimédia Comunitários: CMCs de hoje e amanhã. Auto dependência e aumento de receitas através da prestação de serviços 
  8. Ponto de situação do funcionamento e Gestão dos CMCs na província de Gaza.

[1] Direcção Provincial de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Gaza.

[2] Coordenadores dos Centros Multimídias Comunitários.

[3] Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia

Considerações iniciais 

No âmbito da contextualização sobre o encontro, o Sr. José Munguambe, Chefe do Departamento de TICs[1], afirmou que o que o encontro visa capacitar os gestores para o enriquecimento do Portal do Governo com informações de impacto social, bem como partilhar as boas práticas de gestão para o melhor funcionamento dos CMCs, apelando aos presentes o melhor aproveitamento dos conteúdos a serem discutidos. 

Por sua vez, o Inspector Provincial referiu que a constituição de um grupo de pessoas de ligação ao nível de todas as instituições públicas para a gestão do Portal do Governo de Gaza irá assegurar o fornecimento de informação relevante dos sectores, possível de ser publicada na página do Governo Provincial, esperando que o mesmo alcance os objectivos, para os quais se predeterminou, com vista a evolução das TICs.

 

1.Contextualização sobre os portais do Governo em Moçambique: criados e futuros em Gaza;

O tema foi apresentado pelo Sr. João Mbanze, Gestor do CPRD[2] - Gaza e moderado pelo Sr. Nelson Joaquim, técnico da DPEDH[3] - Gaza.  

Constatações

  •  A província conta com 4 Portais do Governo, Mandlakazi, Chokwé, Massingir e o Portal do Governo Provincial, sendo que este último não apresenta cobertura provincial de conteúdos, e os portais distritais não estão em pleno funcionamento. 
  •  A equipa criada para actualizar alimentar o Portal do Governo de informações com impacto social não está consolidada. 
  •  Os pontos focais das Direcções/Delegações Provinciais e SDEJT não fornecem informações para alimentar o portal de Gaza pouco visitam a plataforma.

[1] Tecnologias de Informação e Comunicação

[2] Centro Provincial dos Recursos Digitais

[3] Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano 

Decisões tomadas: 

  •   O CPRD deve capacitar os gestores dos portais do Governo Provincial e Distritais com vista a manter os portais actualizados.
  •   O CPRD deve restruturar uma equipa que gere o portal do governo provincial, criando uma equipa multissectorial (funcionários com noção de aspectos jornalísticos, culturais, TICs, etc.)
  •  Os pontos focais das Direcções/Delegações Provinciais e SDEJT devem, constantemente, fornecer informações uteis dos seus sectores para alimentar o portal do Governo.

 

2. Impacto da rede do GovNet na Administração Pública ou prestação de serviço ao cidadão

O tema foi apresentado pelo Sr. João Mbanze e moderado pelo Sr. Amílcar Assane, representante das TDM[1] – Xai-Xai.  

Constatações:

  •  As Direcções/Delegações Provinciais e Distritos estão ligados à Rede GovNet a uma largura de banda que varia de 2 a 4Mbps, excepto a DPEDH, DPIC[2], CFS[3] de Chicumbane, Assembleia Provincial e os Governos dos Distritos de Limpopo, Massangena, Mapai, Chigubo e Chicualacuala.
  • O CPRD as não dispõe de Cursos da Academia Cisco e Cursos de Hardware e Redes, pelo facto de estar a funcionar em instalações não próprias. 

[1] Telecomunicações de Moçambique 

[2] Direcção Provincial da Indústria e Comércio 

[3] Centro de Formação de Saúde 

Decisões tomadas: 

  • O CPRD deve interceder junto aos órgãos competentes para a instalação do sinal da Rede GovNet para as Direcções/Delegações Provinciais e Governos Distritais não ligados
  • A DPCTESTPG deve interceder junto ao Governo Provincial para solicitar espaço para o estabelecimento de infra-estruturas de raiz para o funcionamento do CPRD.

 

3. Largura da banda na rede GovNet. Desafios e perspectivas.

O tema foi apresentado pelo Sr. Amílcar Assane, sob moderação do Sr. João Mbanze.  

Constatações:

  •  Maior parte dos funcionários usam a internet da GovNet de forma irresponsável (descarregando conteúdos de âmbito não profissional) o que cria problemas de inacessibilidade e lentidão de tráfego na rede
  •  Baixa largura de banda para os serviços de Internet e dados, provocando oscilação na transmissão do sinal de internet nas instituições Públicas, e constantes interrupções da fibra óptica via terrestre
  •  Atraso na fusão TDM-Mcel o que viria a garantir melhoria na qualidade da rede de internet
  •  O CPRD não tem comunicado aos sectores, quando muda de uma instalação para a outra, facto que tem provocado problemas de sinal da Rede GovNet para as instituições Publicas. 

Decisões tomadas 

  •  A TDM deve criar mecanismos no sentido de garantir a reposição da Fibra óptica marítima
  •  O CPRD deve comunicar aos sectores, quando muda de uma instalação para a outra
  •  Os funcionários devem usar internet da GovNet de forma irresponsável (apenas para assuntos de âmbito não profissional)
  •  Os pontos focais das Direcções/Delegações Provinciais, SDEJT e coordenadores dos CMCs devem assegurar a manutenção dos equipamentos informáticos em particular os computadores actualizando permanentemente o antivírus
  •  A TDM deve monitorar constantemente a linha de transmissão da fibra óptica terreste de forma a evitar constantes interrupções do Sinal da Rede GovNet
  •  A TDM deve continuar a envidar esforços no sentido de concretizar a ideia de fusão da rede com a Mcel 

4. Uso eficiente de conteúdos electrónicos. Incremento do acesso e consumo integrado dos conteúdos do portal do governo.

O tema foi apresentado pelo Sr. Anaid, parceiro da DPCTESTPG, sob moderação do Sr. Sérgio Chilaúle, Técnico da DPCTESTPG. 

  •  Os funcionários não alimentam em si a cultura de uso das redes sociais para aspectos com impacto social ou das realizações dos seus sectores  
  •  Os funcionários não fazem a réplica dos conteúdos abordados nas formações;
  •  Nem todas as Direcções/Delegações Provinciais e SDEJT têm páginas do facebook e as que tem não criam hiperlinks para promover o portal do Governo   

Decisões tomadas:

  •  Os funcionários devem usar as redes sociais, focalizando-se em aspectos relevantes e de interesse institucional e social
  •  Os funcionários devem fazer a réplica dos conteúdos abordados, ao nível das suas instituições de origem 
  •  Todas as Direcções/Delegações Provinciais e SDEJTs devem criar páginas do facebook/twitter, etc. e criar hiperlinks para promover o portal do Governo   

 5. Proposta da criação do conselho técnico de Gestão de conteúdos do portal de Gaza  O tema foi apresentado pelo Sr. Sérgio Chilaúle, sob moderação do Sr. Amílcar Assane. 

 

Constatações:

  •  Falta de claridade entre o perfil dos gestores e o dos pontos focais na estrutura do CTPGCPG[1],

Decisão tomada:

O A DPCTESTPG, através do DTIC[2], deve definir claramente as funções de cada posição na estrutura do e como ocorrerá o fluxo de informações desde o nível Distrital até à Provincial 

[1] Conselho Técnico Provincial dos Gestores de Conteúdos do Portal do Governo

[2] Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação 

6. Comunicação Virtual e Imagem: Sua Importância Estratégica na Governação  

O tema foi apresentado pelo Sr. Jorge Djedje, Assessor de Sua Excia. Governadora da Província de Gaza para os assuntos sociais e de Administração Publica, sob moderação do Sr. Reginaldo Matusse, ponto focal do CAICC[1].

Constatações: 

  •  Os gestores não têm conhecimentos no tratamento da informação para a elaboração de notícias com vista a alimentar no portal do Governo
  •  A equipa dos gestores de conteúdos do portal do Governo não é multissectorial facto que leva a dificuldade na recolha e tratamento das informações para o portal
  •  Os funcionários não conhecem o ângulo de notícias que devem seleccionar para o portal, sejam elas públicas ou privadas. 

[1] Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitária 

Decisões tomadas 

  •  O CPRD deve constituir uma equipa multissectorial de gestores de conteúdos do portal do Governo  

A equipa de gestores de conteúdos deve publicar informações de interesse público e que contribuam para a visibilidade de acção governativa e boa imagem do Governo. 

7. Programa Nacional de Centros Multimédia Comunitários: CMCs de hoje e amanha. Auto dependência e aumento de receitas através da prestação de serviços.

O tema foi apresentado pelo Sr. João Xavier, responsável pelo PNCMCs[1] no CITT[2]/MCTESTP[3], sob moderação do Sr. Jorge Djedje.

Constatações: 

  •  Dificuldades na produção/acesso de conteúdos de natureza científico/educacional de utilidade comunitária;
  •  Fraco profissionalismo dos colaboradores dos CMCs na abordagem dos conteúdos tem causado conflitos com algumas entidades locais;
  •  Limitação no acesso a informação em alguns sectores do Governo;
  •  Ausência de técnicos habilitados para fazer a manutenção dos equipamentos;
  •  Má qualidade de energia que tem como consequência avarias constantes;
  •  Fraca apropriação dos CMCs por parte de alguns intervenientes;
  •  Limitação de recursos financeiros para fazer face as despesas correntes de funcionamento;
  •  Falta de clareza e responsabilidade de diferentes intervenientes e colaboradores; 
  •  Falta de plano de negócios que garantam a autossustentabilidade dos CMCs; 

[1] Programa Nacional de Centros Multimédia Comunitários

[2] Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias

[3] Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

Decisões Tomadas:

Que os CMCs descubram novos talentos para fazer face aos programas neles previstos

  •  Que os CMCs produzam conteúdos de natureza científico/educacional de utilidade comunitária
  •  Que o CPRD garanta a assistência permanente do equipamento informático dos CMCs;
  •  Que os SDEJTs intercedam junto ao Governo local/EDM para o fornecimento de energia de qualidade para evitar avarias constantes dos equipamentos;
  •  Que os SDEJTs e comunidade local, intercedam junto ao Governo local para a criação de Comités de Gestão dos CMCs;

 

8. Ponto de situação do funcionamento e Gestão dos CMCs na província de Gaza.

O tema foi apresentado pelo Sr. Reginaldo Matusse, sob moderação do Sr. Amílcar Assane.

 

Constatações: 

  •  Falta de alvarás em todos os CMCs com excepção ao de Chilembene
  •  O CMC de Chokwé, Mazivila e Massangena estão inoperacionais. 
  •  Os CMCs operacionais, funcionam com dificuldades aliadas a falta dos recursos humanos permanentes, saídas frequentes de colaboradores, Comités de Gestão não consolidadas, e fraca renda de receitas. 

Decisões tomadas:

  •  Os CMCs sem alvarás, devem buscar a experiências do CMC de Chilembene e interceder junto aos Governos locais para se informarem dos passos ou processos a seguirem para a obtenção de alvarás.
  •  Os CMCs devem trabalhar em estreita coordenação com os SDEJTs, informando a este sobre o seu funcionamento 
  •  A DPCTESTP deve interceder junto ao PNCMC para solicitar apoio sobre as políticas de gestão dos CMCs

Os CMCs, através dos Comités de Gestão, devem, constantemente, criar parcerias com empresas e ONGs, bem como promover programas internos para a geração de receitas no sentido de garantir a manutenção das suas instalações.

MATRIZ DAS RECOMENDAÇOES 

Constataҫões    Responsável  Prazo 
1
A província conta com 4 Portais do Governo, Mandlakazi, Chokwé, Massingir e o Portal do Governo Provincial, sendo que este último não apresenta cobertura provincial de conteúdos, e os portais distritais não estão em pleno funcionamento.
Capacitar os gestores dos portais do Governo Provincial e Distritais com vista a manter os portais actualizados. CPRD 12/2017 
2
A equipa criada para actualizar e alimentar o Portal do Governo de informações com impacto social não está consolidada.
Restruturar a equipa que gere o portal do governo provincial, criando uma equipa multissectorial (funcionários com noção de aspectos jornalísticos, culturais, TICs, etc.) O CPRD  12/2017 
3 Os pontos focais das Direcções/Delegações Provinciais e SDEJT não fornecem informações para alimentar o portal de Gaza e pouco visitam a plataforma. Fornecer constantemente, informações uteis dos seus sectores para alimentar o portal do Governo.  Pontos focais das Direcções/Delegações Provinciais e SDEJT  Permanente  
4 A DPEDH, DPIC, CFS de Chicumbane, Assembleia Provincial e os Governos dos Distrito de Limpopo, Massangena, Mapai, Chigubo e Chicualacuala não tem sinal da Rede GovNet Interceder junto aos órgãos competentes p a instalação do sinal da Rede GovNet para Direcções/Delegações Provinciais Governos Distritais não ligados  CPRD 12/2017  
5 O CPRD não dispõe de Cursos da Academia Cisco e Cursos de Hardware e Redes, pelo facto de estar a funcionar em instalações não próprias Interceder junto ao Governo Provincial para solicitar espaço para o estabelecimento infra-estruturas de raiz para o funcionamento do CPRD  DPCTESTPG/DTIC Imediato
6 Maior parte dos funcionários usam a internet da GovNet de forma irresponsável (descarregando conteúdos de âmbito não profissional) o que cria problemas de inacessibilidade e lentidão de tráfego na rede Usar a internet da GovNet de forma apenas para assuntos de âmbito não profissional   Todos os Funcionários Permanente 
7 Baixa largura de banda para os serviços de Inter e dados, provocando oscilação na transmissão sinal de internet nas instituições Públicas, constantes interrupções da fibra óptica via terrestre
Monitorar constantemente a linha de transmissão da fibra óptica terreste de forma a evitar constantes interrupções do Sinal de Rede GovNet
TDM  Permanente 
8 Atraso na fusão TDM-Mcel o que viria a garantir melhoria na qualidade da rede de internet. Continuar a envidar esforços no sentido concretizar a ideia de fusão da rede com Mcel  TDM  Permanente 
9 O CPRD não tem comunicado aos sectores, quando muda de uma instalação para a outra, facto que tem provocado problemas de sinal da Rede GovN para as instituições Publicas. Comunicar aos sectores, quando muda e uma instalação para a outra CPRD Permanente 
10 Os funcionários não alimentam em si a cultura uso das redes sociais para aspectos com impacto social ou das realizações dos seus sectores Usar as redes sociais, focalizando-se em aspectos relevantes e de interesse institucional e social  Direcções/Delegações Provinciais, SDEJTs e CMCs  Permanente 
11 Os funcionários não fazem a réplica dos conteúdos abordados nas formações Fazer a réplica dos conteúdos abordados, nível das suas instituições de origem   Direcções/Delegações Provinciais, SDEJTs e CMCs  Permanente 
12 Nem todas as Direcções/Delegações Provinciais SDEJT têm páginas do facebook e as que tem nao criam hiperlinks para promover o portal Governo Criar páginas do facebook/twitter, etc. e criar hiperlinks para promover o portal Governo    Direcções/Delegações Provinciais, SDEJTs e CMCs  Imediato
13 Falta de claridade entre o perfil dos gestores e o dos pontos focais para o portal
Definir claramente as funções de cada posição na estrutura do CTPGCPG, e como ocorrerá o fluxo de informações desde nível Distrital até à Provincial
DPCTESTPG/DTIC  Imediato
14 Os gestores não têm conhecimentos no tratamento da informação para a elaboração de notícias com vista a alimentar no portal do Governo Constituir uma equipa multissectorial de gestores de conteúdos do portal do Governo CPRD 12/2017 
15 Os funcionários não conhecem o ângulo de notícias que devem seleccionar para o portal, sejam elas públicas ou das Organizações privadas. Publicar informações de interesse público e que contribuam para a visibilidade de acção governativa e boa imagem do Governo. Equipa de gestores de conteúdos/CPRD  Permanente 
16 Falta de recursos financeiros para estímulo de colaboradores dos CMCs, facto que leva os mesmos a abandonarem o local Descobrir novos talentos para fazer face aos programas neles previstos  CMCs Permanente 
17 Dificuldades na produção/acesso de conteúdos de natureza científico/educacional de utilidade comunitária Produzir conteúdos de natureza científico/educacional de utilidade comunitária  CMCs Permanente 
18 Ausência de técnicos habilitados para fazer a manutenção dos equipamentos Garantir a assistência permanente do equipamento informático dos CMCs CPRD Permanente 
  Má qualidade de energia que tem como consequência avarias constantes Interceder junto ao Governo local/EDM para garantir uma energia de qualidade com vista a evitar avarias constantes dos equipamentos  SDEJTs Imediato
  Fraca apropriação dos CMCs por parte de alguns intervenientes Interceder junto ao Governo local para a criação de Comités de Gestão dos CMCs SDEJTs Imediato
  Falta de alvarás em todos os CMCs com excepçao de Chilembene Buscar       a     experiência     do     CMC Chilembene e interceder junto aos Governos locais para se informar dos passos processos a seguirem para a obtenção alvarás.   CMCs sem alvarás  Imediato

Xai-Xai, Agosto de 2017