Informação

Visita presidencial a Província de Gaza, marcada pela inauguração de empreendimentos socio-económicos e lançamento dos jogos escolares edição 2017

Data: 17/07/2017

De 13 a 15 de Julho de 2017, o Presidente da República trabalhou sucessivamente nos distritos de Chongoene, cidade de Xai-Xai, Guíja, Chibuto, Chókwè e Bilene.

Banner inauguracao

Na senda da visita de três dias a Província de Gaza, o Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou no dia 13 de Julho as instalações do Centro de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo, em Muhetane, Distrito de Chongoene.

Trata-se de uma infra-estrutura de raíz, composta por 6 blocos que albergam oficinas e salas de aulas onde são ministrados diversos cursos com destaque para electricidade, refrigeração, serralharia, carpintaria, informática e corte e costura.

Orçado em mais de 26 milhões de meticais desponibilzados pelo Governo, o empreendimento inclui ainda um sistema de abastecimento de água, balneários, e um bloco administrativo.

O Centro de Formação Profissional e Estudos Laborais de Chongoene tem a capacidade de formar mil técnicos por ano, e de momento conta com mais de 100 formandos.

Na ocasião, o Presidente da República indicou que de 2015 a esta parte foram formados perto de 290.000 técnicos profissionais de diversos ramos no País, no âmbito da promoção do auto-emprego e desenvolvimento do capital humano.

 

No dia 14 o Presidente da República dirigiu a cerimónia de abertura do XIII Festival dos Jogos Desportivos Escolares, edição de 2017.

Na ocasião, o chefe de estado moçambicano afirmou qua a paz, democracia e unidade nacional, são conquistas que devem ser acarinhadas e preservadas por todos os moçambicanos.

Na mesma data, o Presidente da Republica pediu aos moçambicanos para não terem medo da democracia, num pronunciamento em Chivonguene, no Distrito de Guíja.

Nesta região, a população pediu ao chefe do Estado a expansão da energia eléctrica ao longo do rio Limpopo para o melhor aproveitamento das potencialidades agro-pecuários, para dinamizar a lecçionação e o atendimento nas maternidades onde as mulheres sofrem bastante, sobretudo no parto nocturno.

Respondendo, o chefe do Estado reiterou que as intempéries que afectaram o País no biénio 2015/2016 atrasaram sobremaneira o plano quinquenal, porque o Governo previlegiou o socorro as populações, e no momento desta sua visita condições já existem para retoma de trabalho, porque, em todo o País está garantida a segurança alimentar, sublinhou Filipe Nyusi.

 

Na manhã de sabado (15 de Julho), o chefe de Estado moçambicano orientou no posto administrativo de Chaimite, no Distrito de Chibuto, um comício popular onde garantiu que, junto com a população, o Governo vai paulatinamente resolver os problemas que preocupam os cidadãos.

O Presidente da República disse no posto administrativo de Chaimite, que o Governo vai continuar a por em marcha os projectos de construção de mais infra-estruturas económicas e sociais para a Província de Gaza.

Filipe Nyussi lembrou que alguns dos projectos sofreram atraso consideravel, uma vez que o executivo foi obrigado a desviar recursos para apoiar as vítimas das calamidades naturais que nos últimos dois anos fustigaram a Província de Gaza.

No encontro com a população de Muhambe, posto administrativo de Chaimite, Distrito de Chibuito, durante a visita que efectuou a empresa pecuária Capelas, o chefe do estado frisou que o Governo está firme em levar mais energia, água, escolas, hospitais e estradas para a população de Gaza, e recomendou também aos moçambicanos para continuarem a apostar na produção agricola e criação de gado com vista a aumentar a renda e melhorar a dieta alimentar das famílias.

O Presidente da República apelou igualmente a população para colaborar com os grandes criadores, de modo a agregar valores nas espécies nativas através do cruzamento dos seus animais com os de raça melhorada.

O Distrito de Chibuto, um dos mais populosos da Província de Gaza com mais de 222.000 habitantes, possui um efectivo pecuário de cerca de 141.000 animais, dos quais, mais de 90.000 são bovinos.

O comício decorreu próximo do local onde o rei Ngungunhane foi preso em 1895 pelas tropas portuguesas, por isso mesmo, o Presidente Filipe Nyussi apelou para que se imortalizasse o legado deixado por Ngungunhane e outros heróis da resistencia colonial.

Depois da visita as fábricas agrícolas de Picoquesa e a pecuária Capelas, o chefe de Estado rumou para os distritos de Chókwè e Bilene.

 

O chefe de Estado inaugurou na mesma data duas estações de produção de energia eléctrica, uma no Distrito de Chókwè e outra no Bilene.

Trata-se de uma central térmica do projecto Kuvaninga no Distrito de Chókwè movido a Gás, com a capacidade de produção de 40 Mw a partir de 3 milhões de gigajoule de gás, concedidos pelo Governo a partir de gás de Pande e Temane.

São empreendimentos movidos a gás que visam reforçar a capacidade de produção de energia eléctrica, e estimular novos investimentos.

A central térmica compreende 10 geradores e 27 Km de linha de transmissão, e 110 Kv de uma estação de redução de pressão.

A outra infra-estrutura é uma substação eléctrica de Tsembene no Distrito de Bilene, com a capacidade de produção de 500 Mw, alimentado por uma linha de transmissão proveniente de Ressano Garcia.

Na ocasião, o Presidente da República Filipe Nyussi, disse que estas infra-estruturas eléctricas vão contribuir para o aumento da capacidade de produção de energia e estimular investimentos públicos e privados no sector energético, de forma a dinamizar a economia nacional e não só.

Ainda no dia 15 de Julho o chefe do Estado escalou o Distrito de Bilene na última etapa da visita a este ponto do País, onde dirigiu um comício sublinhando que a população lhe transmite confiança para continuar a trabalhar com firmeza.

O Presidente da República afirmou que o apoio da população de todo o País foi determinante para o sucesso do seu programa de governação, volvidos dois anos  e meio.

Filipe Nyusi falando em Mazivila no Distrito de Bilene, disse que as intempéries de 2015 e 2016, as hostilidades militares, a crise económica mundial caracterizada pela desvalorizacao das exportações e a retirada dos apoios a vários processos devido as dívidas ocultas da EMATUM, MAM e PROINDICUS, afectararm a sua visão sobre o desenvolvimento.

Por outro lado, o chefe do Estado moçambicano prometeu mais dialogo para a pacificação do País.

Em relação a preocupação das populações no tocante as infra-estruturas, o Presidente disse que sai com a sensibilidade de que Gaza precisa de mais pontes, estradas, energia eléctrica, e que serão nomeadas as prioridades a volta destes empreendimentos públicos.

 

No balanço do fim da visita de três dias, Filipe Nyusi disse na Macia Distrito de Bilene, estar pronto para trabalhar com o povo mocambicano, custe o que custar, e que a Província de Gaza está a registar um desenvolvimento acentuado do capital humano, dado o elevado número de empregabilidade.

O Presidente da República apontou os sectores agricola, turismo e construção, como os que mais se evidenciaram na formação do capital humano.

Nyusi explicou que o início eminente das areas pesadas de Chibuto, e futura construção do aeroporto em Gaza, constituem alicerces com vista a prover mais emprego aos moçambicanos.

O chefe do estado reiterou que o restabelecimento da Paz e reconciliação continuam prioridades da sua governacao.

Filipe Nyusi garantiu que o combate contra a corrupção deve merecer a atenção de todos, pelo que não se deve assistir de forma impávida o delapidar do erário público por alguns concidadãos moçambicanos.

Filipe Nyussi sublinhou que a população de Gaza continua firme no trabalho apesar das adversidades climáticas registadas no passado recente, e reiterou o apelo aos produtores para se prepararem a tempo em vista a próxima campanha, devendo igualmente trabalharem com os extensionistas na transferência das tecnologias agrárias.