Informação

Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas

Data: 19/09/2017
Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas

Vice-Ministro do Mar Águas Interiores e Pescas Herinques Bongece visita a Província de Gaza no quadro de acompanhamento do Plano Quinquenal do Governo

O Vice-Ministro do Mar Águas Interiores e Pescas, falando domingo (17 de Setembro) em Xai-Xai no término de visita de 4 dias a Gaza no quadro de acompanhamento das actividades do sector, disse que os produtores da Província de Gaza estão a cumprir com a orientação do Governo visando transformar a piscicultura de subsistência em comercial, e explicou que o Governo continuará a mobilizar investimentos para a prática da aquacultura.

Henriques Bonjece apontou como exemplos a implantação do centro de produção de alevinos e de ração para peixe no Distrito de Bilene, da empresa Papapesca no Chókwè, entre outras iniciativas privadas de cultivo de peixe em Mandlakaze e Limpopo.

Aquele governante fez saber ainda que o Ministério do Mar Águas Interiores e Pescas está envolvido na sensibilização da população para o hábito de consumo da tilápia.

Em Gaza Henriques Bonjece visitou vários empreendimentos de aquacultura, e interagiu com produtores e pescadores nos distritos de Xai-Xai, Mandlakaze, Limpopo, Bilene, Massingir e Chókwè.

Balanço da visita de 4 dias a Província de Gaza que terminou dia 17 de Setembro de 2017

Inauguração na Província de Gaza de empresa de produção de alevinos

A Provincia de Gaza conta desde 15 de Setembro com uma empresa de produção de alevinos, no quadro da massificação da pratica de aquacultura no país.

Trata-se de uma empresa de capitais privados com a capacidade para produção mensal de cerca de 400 000 alevinos, sendo que numa primeira fase, a empresa vai produzir 50 a 100 mil alevinos.

Foram cerca de 4 milhões de meticais investidos na instalação da empresa, cujo parte do valor foi disponibilizado pela Tailândia.

Além de alevinos, a empresa de capitais privados localizada na praia do Bilene vai produzir igualmente ração para peixe.

No acto inaugural deste empreendimento, Russ Jalichandra, embaixador da Tailândia, disse que o seu país vê Moçambique como um potencial para o cultivo de peixe.

Por sua vez, a Governadora de Gaza, Stella Pinto Novo Zeca, disse que a empresa vai reduzir os gastos dos produtores que eram obrigados a adquirir alevinos na Província de Inhambane e no estrangeiro.

Falando na inauguração da empresa de produção de alevinos e ração para peixe no Distrito de Bilene na Província de Gaza, o Vice-Ministro do Mar Águas Interiores e Pescas, Herinques Bongece, disse que a empresa vem responder os anseios do Governo na resolução dos problemas do povo moçambicano.

Reprovação das obras de construção do mercado de peixe e residência para o extencionista em Zongoene pelo Vice-Ministro

Segundo Herinques Bongece, as obras apresentam fissuras como resultado da fraca qualidade do material empregue, aliada ao mau trabalho da fiscalização.

As duas obras cujos prazos para sua conclusão estão ultrapassados, custaram aos cofres do estado mais de 10 milhões de meticais, valores esses provenientes do erário público e que devem ser respeitados com obras de boa qualidade.

Entrega de equipamento de frio para conservação de pescado a 40 vendedeiras de peixe na praia de Bilene

Trata-se de um investimento avaliado em mais de 1 milhão de meticais, disponibilizados pelo Governo através do Ministerio do Mar Águas Interiores e Pescas, e parceiros.

O Vice-Ministro do Mar Águas Interiores e Pescas disse que a entrega daqueles equipamentos de frio no dia 16 de Setembro, visa dinamizar as actividades de geração de rendimento no quadro de combate à pobreza no País.

Herinques Bongece explicou que as beneficiárias devem, com os congeladores recebidos de forma bonificada, criar riqueza para o aumento da qualidade da vida das comunidades.

Lucília Marcela, uma das beneficiárias, disse que aqueles equipamentos de frio vão reduzir as perdas dado que vezes sem conta eram obrigadas a vender o peixe a um preço promocional para evitar sua deterioração.

Além de Bilene, a iniciativa poderá ser alargada num curto espaço de tempo, para outros distritos de Gaza com potencial para produção de pescado.

Ameaça por parte dos pescadores da albufeira de Massingir de abandono de atividades devido ataques protagonizados por hipopótamos e crocodilos

Dados recentes referem que no corrente ano de 2017, 8 pessoas perderam a vida em plena actividade vítima de ataques destes animais.

A informação foi apresentada ao Vicie-Ministro do Mar Águas Interiores e Pescas no encontro que manteve com os pescadores da comunidade de Cubo dia 15 de Setembro, para acompanhar de perto as suas actividades.

Segundo os pescadores os hipopótamos são os que mais matam, situação que fica mais crítica devido a falta de barcos ambulância para o socorro das vítimas.

O Administrador do Distrito de Massingir, Sergio Moiane, disse que para minimizar o problema foram abatidos 6 hipopótamos tidos como problemáticos.

Herinques Bongece referiu na ocasião, que o Governo irá a breve trecho alocar na albufeira de Massingir, uma equipa de fiscais com embarcações a motor para controlar a acividade piscatoria.