Informação

Mensagem por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Data: 04/05/2017

Mensagem do Gabinete da Governadora da Província de Gaza por ocasião do dia 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrada sob o lema “Mentes críticas para momentos críticos. O papel da media para o desenvolvimento de uma sociedade pacífica, justa e inclusiva.” 

“Por ocasião do dia de liberdade de imprensa que se assinala a 3 de Maio de cada ano, em nome do Governo e em meu nome pessoal, gostaria de saudar a todos os profissionais do sector de comunicação social do País, e da Província em particular, nas suas várias áreas de especialização e intervenção.

O Governo enaltece o papel crucial de liberdade de imprensa e de expressão na construção da sociedade moçambicana no geral, e na promoção do desenvolvmento harmonioso da nossa Província em particular.

Percebemos o esforço e a vontade dos profissionais de comunicação que tudo fazem para recolher e difundir a informação, mesmo nas condições adversas de insuficiência de recursos ou de dificuldades de acesso às comunidades, que as vezes limitam o exercício da liberdade de imprensa.

O Governo reafirma sua vontade de tudo fazer para que o direito a informação seja exercido por um número cada vez maior da nossa população, pois acredita que a consolidação do Estado democrático que estamos a construir tem como uma das alicerces, o direito de qualquer indivíduo manifestar livremente suas ideias e pensamentos, sem medo de retaliação ou censura por parte de quem quer que seja.

O Governo acredita na riqueza e a contribuição que a diversificação de ideias e opiniões podem trazer no desenvolvimento de um Estado democrático, por isso incentiva os profissionais de comunicação social e a população em geral a exercer este direito, dado que a liberdade de expressão, é um direito humano protegido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição da República de Moçambique.

Nesta data de reflexão, gostariamos de lembrar que a liberdade de imprensa é mais produtiva quando exercida com resposabilidade ética e deontologia profissionais.

Respeitando a privacidade, os direitos fundamentais dos cidadaos, o Governo apoia e incentiva o exercício de liberdade de imprensa dentro do quadro legal.

A terminar, em nome do Governo e em nome pessoal, reitero votos de feliz dia de reflexão sobre a liberdade de imprena a todos os trabalhadores e colaboradores do sector da comunicação social do País e da Província em particular.”