Informação

SETEMBRO: UM MÊS CARREGADO DE HISTORIA. Combatentes e o Governo de Gaza Festejam pela Passagem do 7 de Setembro

Data: 12/10/2017
SETEMBRO: UM MÊS CARREGADO DE HISTORIA. Combatentes e o Governo de Gaza Festejam pela Passagem do 7 de Setembro

O Governo da Província de Gaza através da Direcção Provincial dos Combatentes, realizou no dia 7 de Setembro de 2017, um almoço de confraternização para os Combatentes por ocasião do 43º aniversário das assinaturas do acordo de Lusaka que marca o dia da vitória.

O evento foi marcado pela cerimónia oficial de deposição de flores na praça e comício popular onde decorreram várias actividades com destaque a feira de saúde, exposição de livros e de gastronomia organizada pela Direcção Provincial dos Combatentes.

A festa dos Combatentes contou com a presença de S.Excia Stella da Graça Pinto Novo Zeca, Governadora da Província de Gaza, membros do Governo da Província e cerca de 250 Combatentes em representação de todos Distritos da Província.

No evento S.Excia Stella da Graça Pinto Novo Zeca referiu sobre a importância deste dia para a comunidade Moçambicana, e exortou a necessidade de se respeitar o Combatente visto que é graças a seu esforço que Moçambique é o que é hoje. Referiu também que todos Moçambicanos devem continuar engajados na luta pela independência económica do Pais.

Por seu turno os Combatentes mostraram-se satisfeitos e gratos ao Governo da Província de Gaza por ter oferecido o banquete para proporcionar momentos de alegria aos Combatentes neste dia de extrema importância.

Momentos marcantes do 25 de Setembro

A Direcção Provincial dos Combatentes em comemoração ao 53º aniversário das Forças Armadas de Moçambique realizou várias actividades, com destaque a palestras e debates sobre a Historia da Luta de Libertação Nacional onde os Combatentes transmitiam suas experiencias sobre o 25 de Setembro.

Momento também marcante das celebrações do 25 de Setembro foi a cerimónia de deposição de flores na praça. Este momento, foi seguido de um almoço oferecido pelo Governo da Provincial de Gaza através da Direcção Provincial dos Combatentes aos Militares como forma de proporcionar momentos de lazer para este grupo.