Informação

Boletim Informativo Semanal do Chigubo

Data: 17/04/2017

Exames finais doESG  do 1º e 2º Ciclos

De um  total de 107candidatossubmetidos aos exames finais do 1º e 2º Ciclos (10ª e 12ª Classes)marcaram presença no único centro criado ao nível do Distrito, na sede distrital localizado na Escola Secundaria Armando Emílio Guebuza.Importa referir que deste numero, 53 são mulheres. 

emblema

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

PROVÍNCIA DE GAZA

GOVERNO DO DISTRITO DE CHIGUBO

 

Boletim informativo semanal/Novembro/2016

 

(De28 deNovembro a 03 de Dezembro de 2016)

Rua: Eduardo Mondlane - Principal

Telefone: +258870444469/70

Email: gov.distritochigubo@gmail.com

Sector da Educação, Juventude e Tecnologia

 

Exames finais doESG  do 1º e 2º Ciclos

De um  total de 107candidatossubmetidos aos exames finais do 1º e 2º Ciclos (10ª e 12ª Classes)marcaram presença no único centro criado ao nível do Distrito, na sede distrital localizado na Escola Secundaria Armando Emílio Guebuza.Importa referir que deste numero, 53 são mulheres.

Para o acompanhamento e supervisãodo processo de exames   foicridauma(1)brigadacomposta por técnicos do SDEJT apoiados por 2 Supervisores da DPEDH-Gaza. 

Sector de Saúde

Foi comemorado na Quinta-feira, 1 de Dezembro diamundial  de luta contra o HIV/SIDA com o lema COM AMOR A VIDA EU PROTEJO A MINHA FAMÍLIA.

As cerimónias centrais ao nível do distrito tiveram lugar na vila sede do distrito e  foram dirigidas pelo senhor Benedito Domingos António Búzi, Administrador do distrito de Chigubo  e decorreram na praça dos heróis moçambicanos onde foi depositada uma corroa de flores.Em seguida foi apresentada a mensagem alusiva a data que destaca os índices de seroprevalência, pois, ao  nível do distrito continuam elevados apesar dos esforços empreendidos pelo governo junto com seus parceiros de cooperação. A titulo de exemplo, nos últimos nove meses foram testados 3.629 pessoas dos quais 347 são seropositivos, deste universo 240 iniciaram com o tratamentoanti-retroviral. Dos resultados da circuncisão médica masculina, pois, foram circuncisados 413 pessoas entre adolescentes, jovens e adultos.

Dirigindo aos presentes que acorreram a praça dos heróis  oexcelentíssimo senhor Benedito Domingos Antonio Búzi, Administrador do Distrito falou das necessidade de dar continuidade a disseminação do Programa da Prevenção de Transmissão Vertical (PTV),  da aderência aos partos institucionais, bem como da “circuncisão médica masculina”  entre outras medidas de prevenção,  como forma de minimizar as infecções de HIV.

No prosseguimento das actividades do dia, o Senhor Luís Julinho Chilaúle, Director do Serviço Distrital, Mulher e Acção Social acompanhado pelos membros do Governo distrital procedeu a abertura da Feira de saúde, na Escola  Primária do 1º e 2º Graus de Ndindiza.

Neste evento foram prestados vários serviços (estomatologia, laboratório, farmácia, consultas externas, TB, Programa de HIV/SIDA, malária, SMI entre outros) e a população local teve oportunidade de interagir com os técnicos de saúde.

1

Apresentada a 2ª motorizada-ambulância a população que será alocada na Localidade de Zinhane, Posto Administrativo de Chigubo, cujo objectivo é ajudar transferir os pacientes dos Unidades Sanitárias para o Centro de Saúde de Ndindiza, na sede do Distrito.

2

Cultura da Bandeira do Distrito (Caju)

No âmbito da implementação do plano operacional de produção de comida, o distrito de chigubo elegeu o fomento de caju como cultura de bandeira. É neste contexto que teve lugar no sábado ultimo (03.12.2016) uma campanha de plantio de 220 mudas de cajueiros, numa área de mais de 3 hectares. Esta actividade envolveu a participação massiva dos membros do governo do distrito e funcionários de todos sectores. A iniciativa enquadra-se no cumprimento  do compromisso assumido pelo governo do distrito, no retiro provincial que teve lugar no dia 22 de Outubro ultimo, em replica a iniciativa presidencial.

3

Ainda no período em analise, foram realizadas outras actividades, com destaque para o seguinte:

  • Inspeccionados 21 bovinos contra varias enfermidades e abatidos 03.
  • Monitoria de obras de construção de sistema multifuncional e feira agro- pecuária.
  • Transito de 920 esteres de carvão para diversos cantos da Província.
  • Banhados de 1.231 bovinos, 98 caprinos  45 ovinos contra caraças e sarna
4

O distrito de Chigubo conta desde ultima sexta (02.12.2016) com sinal da Rádio Moçambique- emissor provincial e Gaza, ainda no regime deexperiência. Trata-se de resposta a uma lista de preocupações apresentadas pela população do distrito, aquando da visita de Sua Excelência Presidente da República  no dia 10 de Setembro de 2016. O governo do distrito deu uma contribuição significativa para instalação desta infra-estrutura social, por reconhecer que a radio assume-se como vector importante no desenvolvimento das comunidades.

Para monitorar os trabalhos da construção da torre, o delegado da RM-emissor Provincial  de Gaza, Eduardo Figurão visitou o local  de obras  já recta final e saiu muito satisfeito com o ritmo dos trabalhos. Ainda no distrito, interagiu com o governo distrital para  acertar os aspectos de pormenores em relação a cerimónia de inauguração.

 

Infra estruturas de abastecimento de agua

Após  três meses de paralisação do sistema de abastecimento de água da comunidade de Cubo, devido a vandalização por indivíduos de má –fé, a água voltou a jorrar  naquela comunidade de Cubo. Trata-se de esforços conjuntos do governo do distrito, população e a empresa Dukuza Maquinas, que no âmbito das boas relações, encontraram uma forma local de alocar uma bomba submersível com uma capacidade para 1.300m3 por hora. Esforços vão minimizar o 

sofrimento da população daquela comunidade, que percorria mais de 30Km a procura do preciso liquido.

Esta situação de falta de água contribuiu de certo modo para o baixo rendimento pedagógico, conforme revelou o director pedagógico da EPC-Cubo, Armando Artur Macamo.visto que, algumas crianças eram obrigadas a acompanhar os pais na procura de água.

O  Secretário  Permanente do governo do distrito em representação do senhor administrador,  fez a entrega do sistema ora reposto. Na hora de entrega, exortou a população para tomar precauções de modo que, não volte a acontecer o outro de cenário de vandalização, tendo alertado a população para encontrar forma de protecção de infra-estruturas.

5