Documentos

Discurso da Governadora de Gaza no lançamento da Semana Nacional do Desporto (16 de Setembro de 2017)

Data: 22/09/2017

A Província de Gaza foi epicentro da Semana Nacional do Desporto cujo lançamento teve lugar dia 16 de Setembro de 2017, e teve como lema “Desporto Paz e Desenvolvimento Económico”. Esta efeméride contou com a presença da Governadora Stella da Graça Pinto Novo Zeca que apresentou o seguinte discurso:

“Estamos aqui hoje com muita satisfação, comemorando a semana nacional do desporto sob o lema Desporto Paz e Desenvolvimento Económico.

É uma oportunidade para refletirmos seriamente sobre aquilo que é o desporto, e analisarmos os nossos pontos fortes e os nossos pontos fracos.

Por isso uma das componentes que integrou esta cerimónia foi homenagear os fazedores, impulsionadores do desporto, por forma que possamos deles receber ainda mais contribuições. São individualidades que se destacaram no passado, e estão a destacar-se no presente, e temos certeza que continuarão a destacar-se no futuro, e é mais do que justo assumirmos o compromisso de homenagear e fazermos aqui o nosso apelo, fazermos aqui o nosso reconhecimento, para que continuem dando aquilo que é a contribuição para que o desporto na nossa província e no país em geral possa ser cada vez melhor.

De forma envolvente, é importante que estas historias e vida de cada um dos integrantes da família desportiva possa ser transmitida a futuras gerações.

Penso que vimos aqui quando se falava de 30 anos de carreira ou que participou nalgum campeonato de 1980. As nossas crianças batiam palmas e se admiravam.

Então é muito importante que estas historias destes fazedores possam ser conhecidas por todas futuras gerações de futebol e outras modalidades por forma que se possam inspirar nestes grandes heróis da família desportiva, e possam também fazer a sua parte construindo um pais cada vez melhor.

Nós temos a certeza absoluta que a homenagem que fazemos aqui não tem um valor material, mas também temos certeza que o que sempre vos moveu não foi o valor material.

Eu penso que sabem muito bem que muitos deram o que tinham, deram o que não tinham, e não estavam a espera de um retorno material ou financeiro.

Com certeza foi um acto movido por muitas emoções e fortes emoções, e nós sabemos que por mais que o material não seja evidente, acima de tudo estão as emoções, estão os sentimentos, está o vosso legado que fica, e nós temos certeza que o coração da população, o coração dos gazenses moçambicanos evolui, reconhece aquela que é a vossa grandeza que não pode ser medida pela forma convencional de medição de um grande homem.

Por isso queremos aqui, mais uma vez, mostrar a nossa gratidão e pedindo a todos uma grande e forte salva de palmas para todos que contribuíram e contribuem para o desporto.

Temos certeza absoluta que as propostas que recebemos poderão não ser muito justas, mas é importante dizer que vale a pena ariscarmos e irmos cada vez mais melhorando para podermos homenagear todos aqueles que merecem, porque temos consciência que são muitos.

Nós estamos a sair dos jogos escolares que felizmente a nossa província recebeu pela primeira vez a edição dos jogos escolares 2017, e nós sentimos o calor, o apoio, o conforto de muitas pessoas.

Muita gente queria que a província saísse vitoriosa, e vinham a memória algumas histórias do passado e que nós perguntávamos o que é que aconteceu então para termos deixado estas práticas ou para termos deixado estas experiências.

Por isso que reiteramos aqui mais uma vez, a todos aqueles que tem vontade de continuar a dar o seu contributo para se aproximar a Direcção Provincial da Juventude e Desporto que representa o Governo, porque nós queremos capitalizar todas as boas experiências, queremos capitalizar todas as possíveis propostas que podem nos ajudar a engrandecer o sector do desporto.

Minhas senhoras e meus senhores, a terminar queríamos deixar uma mensagem aos nossos queridos atletas, do passado, do presente principalmente, para que possam se dedicar arduamente para representar condignamente a nossa província ao nível nacional e também internacional.

Vimos aqui na homenagem que demos a alguns atletas, que já representaram ao nível mundial o nosso pais. Temos atletas a representar o nosso pais além fronteira ao nível da África e nós queremos cada vez mais, que possamos ter mais jovens da Província de Gaza a conhecer o mercado desportivo aos mais altos níveis.

Por isso acreditem no vosso potencial, explorem ao máximo o vosso potencial, os nossos técnicos têm dado todo apoio imensurável para que possamos preparar condignamente as nossas crianças, e nós queremos que nos jogos escolares 2019 a Província de Gaza esteja muito melhor que em 2017.”