Informação

Projecto de Areias Pesadas constrõe casas para reassentamento de familias

Data: 27/04/2017
Projecto de Areias Pesadas constrõe casas para reassentamento de familias

No Distrito de Chibuto já estão constsruidas as casas modelo para reassentar numa 1ª fase, 450 familias que vivem na área de ocorrência das areias pesadas naquela região de Gaza.

Segundo Castro Elias, Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia, as casas foram aprovadas depois que a população propôs algumas correcções.

Elias Castro disse ainda que este mês, poderá oficialmente ser lançada a primeira pedra para reassentar numa primeira fase a população do povoado de Muhamuza, e depois da construção das casas, serão transferidas as primeiras familias para essa zona e dar-se á o inicio da construção da fábrica, e tudo indica que até finas de 2018 as primeiras quantidades das areas pesadas sairão de Chibuto.

Sobre o processamento do minério, o Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia avançou que estão em curso vários estudos, tendo afirmado que ainda não foi indicado o local, mas a alternativa que está sendo avançada em estudo é de processamento do minério no povoado de Lionde, no Distrito de Chókwè.

O Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia deu a conhecer que negociações estão sendo feitas para o uso do gás natural no processamento, dado que o pipeline passa de Chókwè.

Explicou que também poderá se usar energia, uma vez que o equipamento a ser usado pela empresa não consome muita energia, com o advento de que em Abril próximo será inaugurado o projecto Kuvaninga em Chókwé, com 40 Mw de energia, o que garante energia para o inicio deste projecto.

300 jovens nativos de Chibuto estão actualmente empregados no âmbito do projecto das areias pesadas, prevendo-se uma meta de 1200 até ao pico de funcionamento da fábrica, cujo a construção inicía em 2018.