Informação

Em curso plantio de mangal na fóz do rio limpopo no âmbito da protecção ambiental

Data: 22/06/2017
Em curso plantio de mangal na fóz do rio limpopo no âmbito da protecção ambiental

O Centro de Desenvolvimento Sustentável Para as Zonas Costeiras em Gaza, está a promover o plantio de mangal uma área de 400 hectares na fóz do rio Limpopo, nas regiões de Chilaulene e Zongoene. Até o momento, ja decorreu o plantio da espécie em 100 hectares nas encostas do oceano índico.

Henriques Balide, do Centro de Desenvolvimento Sustentável Para as Zonas Costeiras em Gaza, disse que a iniciativa visa restaurar o mangal cujo grande parte que ficou submerso na água doce mais de 45 dias consecutivos, durante as cheias de 2000, fazendo com que mais de metade da sua área ficasse degradado, colocando desta forma, em risco, o meio ambiente e a reprodução das espécies marinhas de alto valor comercial, tal como peixes e camarão.

Balide explicou que a actividade conta com o envolvimento da comunidade de Chilaulene onde foi instalado um centro de reprodução do mangal, como forma de consciencializá-la sobre a necessidade e importância da peservação do meio ambiente, tendo acrescentado que desde 2009 até o momento, houve uma grande mudança em termos de regeneração daquele ecossistema e não só, mas também em termos de mudança de mentalidade da própria comunidade que se localiza junto àquele ecossistema do mangal do Limpopo.

Além da protecção ambiental, o mangal da fóz do rio Limpopo serve igualmente como habitat para reprodução de espécies marinhas, além de exploração de madeira, lenha e carvão vegetal.