Informação

A DPTADER-G está a implementar o ProDEL, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Reino da Suécia, implementada pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural

Data: 11/06/2019
A DPTADER-G está a implementar o ProDEL, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Reino da Suécia, implementada pelo Ministério da Terra,...

A DPTADER-G está a implementar o ProDEL, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Reino da Suécia, implementada pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural

A DPTADER-G está a implementar o ProDEL, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Reino da Suécia, implementada pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, através da Direcção Nacional do Desenvolvimento Rural. Enquadra-se na Convenção de Financiamento n.º CRIS n°2012/022-221, assinada entre a União Europeia (UE) e a República de Moçambique, no quadro do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).

 Este financiamento visa apoiar o Desenvolvimento Económico Local (DEL) com base nas micro, pequenas e médias empresas rurais nos distritos e municípios da Província, com vista a fortalecer a sua base produtiva e competitividade.

Constituem resultados do programa, a melhoria dos serviços públicos para a promoção do DEL; a promoção do investimento público em infra-estruturas económicas locais públicas; e a promoção das cadeias de valor que fomentam a participação das MPME locais.

No âmbito da melhoria dos serviços públicos para a promoção do DEL, foi realizada entre os dias 22 e 26 de Abril de 2019, uma acção de capacitação dos Formadores das Rádios Comunitárias, em Chidenguele, Distrito de Mandlakazi. A capacitação beneficiou mais de 40 participantes, sendo técnicos do ICS-Central, ICS Inhambane, ICS Gaza e ICS Sofala, bem como quadros da Rádio Moçambique-Delegação de Gaza.

dptader

Participantes durante a sessão de abertura do evento

Antecedendo esta capacitação, no dia 22 de Abril foi lançado o Programa ´´Mercados Rurais´´ que visa a produção e difusão de conteúdos sobre o DEL nas Rádios Comunitárias. Nesta cerimónia foi feita a entrega de Equipamento Radiofónico às Rádios Comunitárias de Massangena e Chilembene, constituído por, 1 Consolete, 1 Computador de mesa completo, 2 Microfones sem fio, 1 Microfone com fio e 2 Gravadores. Importa referir que inicialmente, foram entregues 5 Kits de equipamento que beneficiaram as Rádios Comunitárias de Guija, Mabalane, Chibuto, Xai-Xai e ICS-Xai-Xai.

Directora Juliana Mwitu e a representante da UE entregando o equipamento

No quadro da promoção do investimento público em infra-estruturas económicas locais públicas, foi realizada entre os dias 06 a 10 de Maio de 2019, no Complexo Vila Boene, Praia de Bilene, uma acção de capacitação dos técnicos distritais, municipais, provinciais e outros quadros em matéria de Supervisão de obras, Manutenção de infra-estruturas e Salvaguardas Ambientais e Sociais.

Parte dos participantes, durante a capacitação

A capacitação beneficiou mais de 56 participantes, sendo técnicos de obras dos SDPI e Municípios da Província de Gaza, Técnicos do Património das Direcções Provinciais, técnicos da DNDR, GON e Associação de empreiteiros de Gaza, e tinha por objectivo dotar diversos intervenientes em matéria de gestão, supervisão de obras, manutenção de infra-estruturas e salvaguardas ambientais e Sociais, com vista a assegurar a construção de infra-estruturas sustentáveis e resilientes e garantir a sua durabilidade.