Informação

Praia de Bilene acolhe Fórum Nacional da Aquacultura

Data: 10/11/2017

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyussi, procedeu na manhã de 10 de Novembro, a abertura do Fórum Nacional da Aquacultura na praia do Bilene em Gaza.

O Presidente da República defendeu que a aquacultura em Moçambique deve evoluir do atual modelo de subsistência para modelos de produção comercial.

Filipe Nyussi disse que o fórum de aquacultura que teve lugar na praia do Bilene, deve encorajar o incremento de produção e de produtividade da atividade aquícola, tendo sublinhado que para se atingir níveis de produção comercial há que atacar os desafios que se colocam na cadeia de produção aquicola.

Por outro lado, o Presidente Moçambicano disse que a aquacultura deve tornar-se num pilar de geração de renda, criação de riqueza, e garante da segurança alimentar e nutricional.

O Chefe do Estado acompanhou discussões em torno de temas como o passado, presente e futuro do sector aquicola em Moçambique, experiência do Brasil no desenvolvimento da aquacultura, e ainda a análise da cadeia de valor da aquacultura em Moçambique.