Informação

Xai-Xai comemorou a 07 de Outubro de 2017 o 56º aniversário de sua elevação a categoria de cidade, um periodo descrito de avanços e também desafios

Data: 11/10/2017

O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai, Ernesto Chambisse, enalteceu o envolvimento dos munícipes na concretização do programa municipal, e mencionou como exemplo do envolvimento a construção e melhoramento das infraestruturas de educação, saúde, entre outras.

Dentre outras realizações, Ernesto Chambisse destacou a construção e vedação de 10 salas de aulas das escolas primárias da urbe, o melhoramento das condições das salas de aulas, aquisição de mais de 600 carteiras escolares e respectivos acessórios.
Na área de estradas foi garantida a consrução de mais de 8 km de estradas em pavé, com destaque para conclusão do troço Escola Secundária de Tavene/USTM, Framundose/Crusamento, além da conclusão da rua Acordos de Incomate, conclusão da pavimentação e inauguração da rua que liga a estrada N1 ao cemitério de Marien Nguabi no dia 6 de Outubro de 2017, onde igualmente efectuou o lançamento da primeira pedra para a edificação de uma capela.
Na área da agriciultura, quanto ao apoio aos camponeses do sector familiar na cintura verde da autarquia foram garantidas lavouras em diferentes zonas da urbe, e adquirido um tractor de grande porte com as respectivas alfaias, além da limpeza de uma parte da vala de Xai-Xai e colocação a disposição dos camponeses de sementes de hortícolas, cereais, entre outros.
Ainda nesta senda, o Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai procedeu a 6 de Outubro de 2017, a entrega de duas salas de aulas apetrechadas a Escola Primária Completa 7 de Outubro, cujo a obra foi executada através de Fundos do Governo Municipal e custou 1.300.000,00 meticais.
Com a entrada em funcionamento destas salas, mais de 200 crianças de turnos diferentes passarão a estudar em condições condignas.
Falando dos principais desafios do Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai, o Secretário Permanente do Governo de Gaza, Samuel Buanar, referiu o caso da existência de muitos assentamentos informais, erosão, saneamento do meio, exiguidade de espaços para a juventude erguer as suas habitações, problemas de transportee e criminalidade.
Eventos culturais e desportivos marcaram a passagem dos 56 anos da ascensão de Xai-Xai a categoria de cidade.