Documentos

Discurso de S. Excia Ministra da Educação no acto de lançamento do XIII Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza 2017 (14.07.2017)

Data: 25/07/2017

Sr. Presidente da República de Moçambique

Srª. Presidente da Assembleia da República

Srs. Membros do Conselho de Ministros

Srª. Governadora de Gaza

Srs. Vice Ministros

Sr. Presidente do Município de Xai-Xai

Srs. Membros do Governo da Província de Gaza

Srs. Representantes do Grupo de Partidos Políticos

Srs. Presidentes das Federações Desportivas de Moçambique

Estimados professores e estimados alunos

Distintos convidados

Caros participantes

Minhas senhoras e meus senhores

O nosso lema é “Desporto Escolar Conservando a Natureza”

Permita-me excelência dizer, o nosso mascote é o rinoceronte, localmente chamado de chibejuane.

É com grande honra e entusiasmo que saudo Vossa Excelência sr. Filipe Jacinto Nyusi, presidente da República de Moçambique.

As minhas saudações são extensivas a esta magnifica população da Província de Gaza, por ter aceite acolher a XIII Edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares.

Uma saudação especial vai para os alunos que uma vez terem demonstrado as suas habilidades técnicas nas suas escolas, distritos e até a nivel das fases provinciais, mereceram confiança dos seus técnicos, dirigentes locais e a sociedade em geral para representar condignamente aqui em Gaza as suas provincias.

Senhor Presidente da República de Moçambique, excelência, minhas senhoras e meus senhores, o Governo moçambicano tem vindo a realizar festivais nacionais dos jogos desportivos escolares desde 1978, tendo a primeira edição sido realizada na cidade de Maputo.

O XIII Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares que tem lugar a partir de hoje aqui na Província de Gaza, vai movimentar 1386 alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre 11 e 16 anos integrados nas modalidades de atletismo, andebol, basketbol, futebol, ginástica, voleibol, xadrez e jogos tradicionais.

Este evento é o culminar de um trabalho articulado entre os ministérios da educação e desenvolvimento humano, da juventude e desporto e da terra ambiente e desenvolvimento rural, e o do Governo da Província de Gaza.

Assim excelência senhor presidente, permita-me que eu agradeca a todos esses que permitiram que este evento tivesse lugar hoje, a todos nossos amigos, parceiros, todos aqueles que permitiram o apoio ao grande evento que é o XIII Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares.

Dito isto excelência senhor presidente, nada me resta senão beneficiar-me de elevada honra, que tenho de convidar a vossa excelência, dirigir-se aos participantes do XIII Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, e aos convidados aqui presentes, para testemunhar o início de uma festa do desporto escolar.

Com estas palavras excelência, gostaria de agradecer e dirigir-me a nação e aos nossos meninos.

obrigada.