Documentos

Discurso de S. Excia Governadora de Gaza no acto de lançamento do XIII Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza 2017 (14.07.2017)

Data: 25/07/2017

Sua excelência Presidente da República.

Todo protocolo obsrervado.

Este Hoyo Hoyo Moçambique não é só a nossa vóz. Porque representamos a população da Província de Gaza, queremos desta forma, reiteradamente expressar a nossa satisfação que começou a partir do momento que foi anunciado que a nossa Província receberia o XIII festival.

Queremos aqui afirmar que ficamos muito emocionados, embora também tivessemos um sentimento de muita preocupação, porque tinhamos consciência de como era o deasfio de colocar infra-estruturas ao nivel de acolher esta grande festa.

Excelência, queremos agradecer o apoio que recebemos do Governo Central sabiamente liderado por Vossa Excelência. Agradecer o apoio que recebemos de todos os cantos onde não esperavamos. Agradecer até aos nossos agricultores que partilhavam parte da sua produção para alimentar os nossos atletas por forma que este evento pudesse ser possivel, porque como sabem, foi anunciado numa altura em que tinhamos consciência daquilo que era a conjuntura internacional e nacional, e estavamos convictos de que seria um grande desafio, mas como me referi excelência, a vontade de vencer, o engajamento, o envolvimento e comprometimento de todos e todas, fez com que sonhassemos até ao último minuto.

A três meses atrás não tinhamos certeza de que realmente conseguiriamos a este nivel, mas estamos aqui hoje, como Província de Gaza, orgulhosos, esperando que realmente todo esforço que foi desenvolvido tenha o merecido retorno, que é o retorno da vitória, não a vitória simplesmente das nossas equipas, mas vitórias pelo facto de todo moçambicano estar aqui na Província de Gaza, terra do arquitecto da unidade nacional.

Portanto cruzam-se os abraços de Moçambique, do Zumbo ao Índico, do Rovuma ao Maputo, aqui neste território onde foi plantado o cordão umbilical do arquitecto da unidade nacional.

Isso excelência é que nos honra bastante, e nós temos fé de que todas as mensagens que foram previamente concebidas chegarão até aos ouvidos e a consciéncia das nossas crianças e de todo povo moçambicano, para que possámos preservar os nossos recursos, para que possámos estar cada vez mais educados, e possámos também praticar desporto porque as vantagens são muito bem conhecidas.

Excelência, permita-me não me alongar porque as nossas mensagens foram partilhadas pela coreografia, pelos poemas, e eu quero fazer uma oferta em nome da população da Província de Gaza, em meu nome pessoal, em nome do Governo. É uma oferta que é simbolo da nossa gratidão pela presença de Vossa Excelência nesse espaço.

Queremos também agradecer a todos aqueles que vieram, não só de Moçambique todo mas também além fronteiras, para se juntarem a esta festa que mais uma vez excelência, reiterar os nossos agradecimentos por todo o apoio que recebemos para que esta cerimónia fosse possivel.

Queremos também aqui destacar que os ministérios estavam representados. Desde o primeiro momento nos encorajavam, nos fortificavam.

Isso nos tornou realmente vitoriosos de forma que pudessemos estar aqui hoje.

E a todos, muito obrigado a atenção que nos dispensaram.